Semana de Reciclagem
07/02/2017

O Teatro GayLussac estava lotado de professores aguardando o início de mais uma Semana de Reciclagem. As cortinas se abriram. Em pé estavam três alunas do Clube de Música que recitaram duas peças musicais comandadas pelo professor Victor Salzeda, ao piano. Foi assim: ao som das vozes das nossas alunas, que os professores foram recebidos para o ano letivo que se inicia.

Mas a participação especial dos estudantes na Reciclagem não havia terminado. Três ex-alunos foram convidados para compor uma Roda-viva Filosófica para debater o tema da influência digital na educação contemporânea. O bate-papo foi mediado pela professora Priscila Aquino, de História, e Bruno Campos, de Sociologia. Ao longo da primeira semana de fevereiro, os docentes também assistiram à palestra sobre Contação de Histórias, do escritor Carlos Augusto Nazareth, tiveram um encontro com o artista plástico Gandhy Piorski e aprofundaram o tema da africanidade com a professora Mariane Biteti, de Geografia.

A criação de projetos, avaliação de resultados de 2016 e confecção de planos de cursos fazem parte deste momento. A partir da avaliação do ano de 2016, inclusive com o feedback de alunos, os docentes podem pensar tanto nas mudanças quanto na continuidade de atividades que foram interessantes, nessa entrada no ano de 2017.

O professor de Literarte, Pedro Igor, acredita que a atividade foi importante para os professores, porque tocou no trato com o aluno: “Foi interessante ouvir o debate de alunos e professores e pensar sobre a criação de um ritmo de estudo adequado para os alunos, que não os force a correr com a leitura e com o aprendizado”.