Boas-vindas no Jardim
14/02/2017

O início das aulas é de muita importância na vida das crianças. Para os alunos, estar na escola depois de um longo período de férias representa um desafio e também uma alegria. Abraçar novas ideias, fazer novas descobertas e conhecer outras possibilidades constituem parte do início do ano letivo.  Para alunos novos, a adaptação é essencial para que eles se sintam à vontade no ambiente escolar desde o início.

 

Esse ano, os alunos foram acolhidos com muitas brincadeiras e atividades pedagógicas. Entraram na escola já ao som da professora de música Cláudia Barros cantando e tocando. A partir do Projeto “Oi, sou novo!”, que também incluiu os pais novos na escola, toda a equipe pôde recepcionar da melhor forma os pequenos. Esse primeiro contato com a escola é individual e acompanhado de acordo com a necessidade de cada criança. Para isso, as professoras contam com o apoio da Psicologia e da Coordenação.

 

Os alunos recebem estímulos diversos, conhecem novos ambientes, professores e colegas. A professora Lívia Dantas, do Jardim 2, acredita que em turmas de alunos novos a adaptação merece uma atenção especial no planejamento pedagógico: “Em turmas de alunos novos, essa construção do grupo acontece de uma forma geral, todos estão no mesmo processo e se ajudam na socialização. É quando se deve construir regras junto às crianças, fortalecer a interação social e ajudar nessa adaptação”.

 

Mesmo para os alunos que já são do Gaylussac, o acompanhamento mais atencioso na primeira semana é importante. A professora do Jardim 3 Fabiane Assis confirma que esse momento inicial com a turma é crucial para os desafios pedagógicos ao longo do ano: “Eles já se conhecem e tem esse momento para se rever, voltar a se sentirem seguros no ambiente e entender as novas linguagens, a nova sala, a nova professora. As relações sociais e o estabelecimento de vínculos com mais maturidade são parte do aprendizado”.