Research at the Supermarket
29/11/2018

Ter uma experiência bilíngue significa estar imerso em outra língua com vivências significativas. Assim, em novembro, os alunos das turmas Auckland, Sidney e Canberra visitaram o Mercado Rui Barbosa em um School Outing. A visita é uma das atividades sugeridas pelo International Primary Currículum (IPC), teve como objetivo ampliar o vocabulário dos alunos sobre alimentos bem como chamar a atenção deles para os preços dos produtos.

Prancheta e lápis na mão, as crianças anotaram os itens vistos no supermercado e o preço dos itens, que posteriormente deveriam ser classificados em caros ou baratos. A turma Auckland escreveu um report para explicar: “Cheap: “The macaroni is 3 reais; potato is 3 reais, egg is 5 reais, banana is 2,69; milk is 3 reais, carrot is 2,75; and tomato is 1,79”. Expensive: “The meat is 25 reais; ice cream is 10 reais; cheese is 7 reais, chicken is 24 reais”.

A professora Juliana Coutinho, da Auckland, explica: “A importância dessa atividade está no desenvolvimento da aprendizagem, que concretiza conteúdos teóricos em vivências do dia a dia. As crianças pediram para cheirar os alimentos, sentir suas texturas, tocar as embalagens congeladas… “colocaram a mão na massa”. Além de reconhecerem a escrita dos números nas etiquetas dos preços, eles também os categorizaram em caro ou barato e partiram para uma reflexão. Eles ficaram encantados e nós aproveitamos para explorar diversos conteúdos. As aprendizagens foram inúmeras”.