O olhar de Iracema
23/11/2017

Quando o estudo de obras clássicas ultrapassa as paredes da sala de aula, a experiência literária dos alunos se torna muito mais rica. Foi ao ler Iracema, obra de José de Alencar, que a 1ª série do Ensino Médio decidiu colocar a história em prática. Com a professora Aline Bernar, a 1M2 adaptou o romance para teatro e encenou trechos da obra na Biblioteca, como parte da programação do Mês Literário.

A obra, publicada em 1865, é marcada pelo indianismo de José de Alencar, um dos principais autores românticos. A sua primeira parte traz a temática do encontro entre o nativo e o europeu, um encontro entre diferentes culturas que marca para sempre suas trajetórias e escreve em suas vidas uma história de amor impossível. Apesar de se basearem nesse momento da narrativa, os alunos decidiram fazer diferente: ao invés de ser narrada por Alencar (o colonizador), a peça ganha a voz da índia Iracema que, além de mulher e indígena, é a colonizada.

A aluna Gabrielle Gomes, que ajudou a adaptar o texto, conta: “Acho que foi muito bom ter tido a oportunidade de adaptar esse roteiro para peça e mudar um pouco a narração, porque hoje em dia é muito importante dar a voz à mulher. Foi tudo um grande trabalho em conjunto, onde as pessoas puderam fazer o que mais gostavam dentro da produção, seja figurino, texto, atuação… Todos se empenharam e apesar do nervosismo, deu tudo certo no dia!”.