Lecturas extraclasse
14/12/2016

 

A leitura em língua estrangeira é uma forma poderosa de aprofundar o processo de ensino-aprendizagem, conhecendo os aspectos culturais, da história, da crença e dos costumes de um povo. Assim, as lecturas extraclasses feitas em Espanhol pelos alunos do Ensino Médio ajudam a debater valores de outra sociedade e incentivam o domínio pleno da Língua Espanhola.

 

Na 1ª série do Ensino Médio os alunos leram o livro Letra Muerta, do jornalista espanhol Juan José Millás. O livro apresenta referências à adolescência do autor na época da ditadura, na Espanha. Para fazê-los entender as referências cruzadas ao período, todos viram o filme mexicano/espanhol El laberinto del fauno. A professora Susana Martinez explica: “Através dessa história, debatemos sobre a importância de se escrever um diário e fazer uma autoanálise”.

 

A aluna Júlia Campos conta: “O livro nos mostrou os efeitos da literatura no eu do autor. A interpretação da professora foi muito importante, senão seria difícil entender as referências. Acho que ele fez uma metáfora da vida dele”.

 

Já a 2ª série do Ensino Médio leu uma adaptação do clássico da literatura mundial D. Quixote. Susana conta: “Fizemos uma análise reflexiva sobre as questões do livro, identificando o herói e o anti-herói, e pensando sobre os sonhos e o amor – pontos importantes da leitura”.

 

Além disso, os alunos fizeram jornais, em uma atividade sem nota que partiu de uma iniciativa proposta por eles. Cada turma ficou com um tema: Adolescente e a Droga; Sistema Educacional Brasileiro e Bebida e Adolescente. As turmas dividiram grupos com editorias e responsabilidades diferentes – charges, matérias, diagramação e aprofundaram o conhecimento nesses assuntos de interesse.

 

A aluna Amanda Lima explica: “Achei bem interessante, pois fomos estimulados a explorar um tema e pensar criticamente sobre isso em outra língua. Eu acabei me interessando pela profissão”.