Entrevistando vovôs e vovós
12/12/2016

Os vovôs e as vovós do 6º ano do Ensino Fundamental foram convidados a dar uma entrevista para ilustres repórteres: seus netos. A atividade fez parte de um projeto da disciplina de Português, em parceria com Produção Textual, para trabalhar o gênero oral e a paródia. Inspirados no texto Vovô, de Sandra Peres e Paulo Tatit, do livro da Gramática, os alunos elaboraram, com a orientação da professora Glaucia Mourão, um roteiro de perguntas e gravaram um depoimento em casa com o celular.

Glaucia explica: “Os avós se sentiram orgulhosos de serem lembrados e foi uma forma deles serem homenageados”. Os alunos Luiza D’Angelo e Pedro Amim contam: “Achamos legal, por que o mundo hoje mudou em relação aos dos nossos avós. Com a entrevista descobrimos como eles brincavam e aprendemos sobre a infância deles. Descobrimos coisas que a gente não sabia”. Luiza completa: “Minha avó falou que o momento mais marcante da vida dela foi quando ela descobriu que iria ser minha avó”.

Além da apresentação da entrevista em um vídeo editado por eles, os alunos deram continuidade ao projeto em Produção Textual, tendo como mote as comemorações dos 100 anos de Samba. A ideia é fazer uma paródia de um samba que foi apresentada a todos no último dia de aula.