A solidariedade e a empatia são essenciais para a formação da cidadania. É com essa filosofia que, desde 2010, promovemos o programa Índice de Valores Atitudinais (IVA) Solidário, no qual os alunos praticam esses valores, elegendo uma instituição e propondo uma ação solidária e de integração. Dessa vez, os alunos participaram do projeto Higiene Bucal realizado na Creche Don Orione, em São Francisco, em que ensinaram e ajudaram as crianças a escovarem os dentes.
Raquel Barbosa, mãe do aluno Victor Barbosa e idealizadora do projeto Higiene Bucal, conta que o foco central é ensinar as crianças a cuidarem de seus dentinhos desde cedo, evitando as cáries e outro problemas bucais. Raquel conta também que muitas das crianças e de suas famílias não sabem a importância de se ter escovas individuais: “São crianças muito carentes, com apenas 4 anos já possuem 5 cáries na boca, em média”, explica.
Observando esse quadro, não demorou muito para que o espírito de solidariedade e a vontade de transformação tomasse conta dos alunos e os mobilizasse. Assim, além de participarem da educação de limpeza bucal junto à dentista Raquel, os alunos arrecadaram 400 escovas e pastas de dentes para a doação para às crianças da Creche: “Nós fomos muito ajudados pelos alunos do Gay. Os pais entraram em contato comigo querendo saber do projeto e ajudar nas doações. Na visita, os alunos escovaram os dentes das crianças, as ensinaram a escovarem os dentes sozinhas, explicaram da formação das cáries com bonequinhos interativos… então foi uma atividade muito prazerosa”, conta Raquel.
O aluno Victor Barbosa, da 2ª série do Ensino Médio, conta da gratificação de participar do IVA Solidário: “É muito importante os trabalhos promovidos pelo IVA. Nesse trabalho, consegui ver que coisas essenciais para a manutenção da nossa saúde não chegam a todos. Acho que todo colégio e família deveria promover esse tipo de iniciativa. Vendo isso, com certeza vou querer passar para os meus filhos”.
“O Gaylussac foi muito parceiro nessa iniciativa. O Gay quer formar um aluno cidadão e esse tipo de trabalho é muito importante. Acompanhando o IVA Solidário há um tempo, percebo que a postura dos adolescestes que participam muda com o projeto, que eles se tornam muito mais solidários com quem precisa, saem da bolha”, finaliza Raquel.