Amigos Narram
05/06/2018

Os povos antigos mantinham as suas tradições através da transmissão oral de histórias. Grandes caciques e contadores, guerreiros e anciões se tornaram, ao longo dos séculos, os porta-vozes da tradição ancestral de suas comunidades através da palavra contada. O poder e a magia de contar histórias é vivida ano a ano pela cidade de Reggio Emília, na Itália, quando os cidadãos saem pelas praças, ruas e vielas para entoar fábulas e contos para as crianças. Inspirados pela pedagogia reggiana, nasceu o projeto Amigos Narram. Além da magia da palavra, a proposta busca a integração de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com os pequenos do Jardim 3, de modo que os mais velhos, já leitores, estimulem os mais novos a mergulharem no fantástico mundo da leitura.

Podendo escolher o livro, trazer fantoches e bonequinhos, o projeto Amigos Narram inspirou-se no projeto Reggio Narra e teve sua primeira edição na escola no formato Pais Narram, em 2017. Nesse, pais visitavam a escola para lerem para as crianças. Dessa vez, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que assumiram o posto de Cacique das Leituras fazendo a imaginação dos pequenos do Jardim 3 alçar voo.

O aluno do 2º ano, Lucas Lopes, conta a experiência: “Foi bem legal contar história para as crianças. Eu contei a história dos 3 porquinhos porque eu tenho os fantoches há muito tempo, e achei que poderia ajudar os colegas a entenderem melhor”.

 

Para a coordenadora pedagógica Simone Abreu, a importância do projeto está em despertar o interesse de quem ainda está dando os primeiros passos nessa nova linguagem e aumentar a vontade de aprofundamento de quem já se adentrou no mundo dos livros: “Assim, o pequeno fica querendo aprender, porque tem a função da escrita, e o maior, que já lê, pode praticar isso, melhorando ainda mais a sua leitura”, finaliza Simone.