Capitães da Areia
17/04/2017

Jorge Amado é um clássico da literatura brasileira. Lendo “Capitães da Areia”, as turmas da 1ª série do Ensino Médio decidiram retratar cenas do universo criado pelo escritor. A professora Aline Bernar é a responsável pelo projeto que propõe que, após a leitura, seja feita uma discussão crítica do que é retratado pelo autor e a confecção de cartazes artísticos.

Jorge Amado versa sobre diversos temas, todos retratando o Brasil por um ângulo inesperado. Ao tocar o leitor pela sua visão da realidade com elementos do mundo imaginário, ele moveu utopias. Seus livros permitem entender aspectos sociais e culturais de uma forma fundamental na sociedade brasileira, tão desigual, mestiça e alegre. Em busca de materializar os espaços desta narrativa, os alunos foram convidados a produzir cartazes com tecidos de cenas de “Capitães da Areia”. Além disso, ainda montarão uma exposição de Jorge Amado na Biblioteca, com suas obras, cronologia e fotos.

A literatura é um campo de construção de imagens intenso, já que a imaginação é livre para interpretar. A atividade permite que os alunos possam produzir livremente sobre qualquer tema do livro que seja de seu interesse.  A aluna Aline Silva, da 1M1, conta que a atividade fez com que ela se envolvesse muito: “É interessante usar os tecidos, me empolguei para procurar materiais em casa para usar na atividade. Eu estou gostando muito da leitura do livro e fazer esse tipo de trabalho nos aproxima mais ainda da história”.