O Clube de Ciências é o espaço reservado a quem tem profunda aptidão pela área. A tarefa do Clube, que atende aos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, é incentivar o envolvimento no campo da pesquisa científica, estimulando a curiosidade e apurando as técnicas de análise. E nada mais instigante que conhecer um grupo de alunos de outro país que possui os mesmos interesses e paixões no campo do conhecimento. Assim, os nossos estudantes tiveram a oportunidade de troca com alunos do Chile.
Esse intercâmbio cultural se deu a partir do contato entre a professora responsável pelo Clube, Lana Salgado, com os professores chilenos da escola Cognita do Chile. A partir daí, surgiu a ideia de colocar os alunos frente a frente para um bate-papo. Por meio de uma videoconferência, eles puderam ensinar uns aos outros um pouco mais sobre o funcionamento de cada uma das escolas e sobre experiências realizadas no laboratório.
Pedro Lobosco, da 6M2, conta: “Acho muito legal poder vê-los e conversar com eles mesmo que às vezes tenhamos alguma dificuldade de nos entender. Quero cada vez mais falar com eles, até pessoalmente um dia, porque quando nos ajudamos, o que é difícil fica mais fácil”.
Os alunos do GayLussac contaram sobre as diversas atividades feitas aqui, como a confecção de sabão a partir de óleo de cozinha, a doação de dinheiro arrecadado com produções do Clube para alguma instituição e a experiência de dar uma aula de ciências para alunos menores sobre temas como corpo humano ou dengue.
Ao final da videoconferência, um carinhoso hasta la vista: os alunos do Chile esperam continuar este contato e ainda convidaram nossos alunos a assistir suas apresentações na Feira de Ciências deles. Anna Júlia, da 8M3, também gostaria de manter o intercâmbio: “Apesar de estarmos tão longe, conseguimos apresentar nossas propostas do Clube a eles. Temos idades tão diferentes, acho incrível como a ciência consegue interessar a todos independente disso e integrar pessoas de países diferente dessa forma”.