Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental foram envolvidos no Projeto Literário Oliver Twist, desenvolvido pelas disciplinas de História, Produção Textual e Contextos Transdisciplinares. O livro conta a história do pequeno órfão Oliver, que não resistindo aos maus tratos das instituições de caridade, foge para Londres e se junta a um bando marginalizado de meninos de rua. Trata-se de um clássico da Literatura Mundial que ajuda os alunos a refletirem sobre as condições de vida e trabalho durante a Revolução Industrial, conteúdo da disciplina de História.
Rafael Silva, professor de História, conta: “Através da leitura do livro, os alunos puderam entender alguns aspectos da Revolução Industrial, como o trabalho infantil. A partir disso, os grupos fizeram um cartaz comparativo, que demonstra que no Brasil, dois séculos depois, muitas crianças passam por situações semelhantes”.
As alunas Luisa Barlem e Maria Eduarda Lins contam: “No livro, as condições de trabalho infantil ficaram mais claras, já que na época não existia o conceito atual de infância e a criança era tratada como um pequeno adulto. Eles trabalhavam em ambientes insalubres e a mortalidade era alta. Isso já deveria ter mudado, mas ainda não mudou. No Brasil ainda temos crianças trabalhando, principalmente no campo. Temos que lutar contra isso”.
Já Carolina Bessil e Sarah Costa observam: “Achei muito interessante o projeto, já que nos fez entender que os problemas continuam os mesmos. Nada mudou. E não é só no Brasil, crianças são submetidas ao trabalho infantil no mundo inteiro”.