Semana Segura
03/05/2017

A criação de uma cultura de proteção à criança faz parte da essência das políticas de Salvaguarda. Para isso, é preciso que a própria criança tenha consciência da importância de medidas de segurança nos diversos ambientes em que circula. Assim, o Jardim passou por uma Semana Segura, que contou com diálogo sobre o tema, simulações, visita de um bombeiro para conversar com as turmas e até ida ao Corpo de Bombeiros.

O Maternal e o Jardim 1 passaram por simulações muito interessantes. Com o velotrol e o carrinho, simularam o tráfego e as regras de trânsito, assim como o cuidado ao pedestre. Também simularam uma rotina em casa, onde aprenderam sobre aparelhos como o ferro de passar roupa e o fogão, identificando os perigos de manuseá-los da forma errada. O relato de turma do Maternal T1 conta um pouco sobre a visita do bombeiro: “O bombeiro salva as pessoas e o “miau”. Ele apaga o fogo com água. A roupa dele é vermelha e marrom e ele usa o capacete para se proteger do fogo”.

A Gerente  Pedagógica da Educação Infantil e líder adjunto de Salvaguarda da escola, Graça Regent, relata: “A  ideia desse projeto reforça a importância de trabalharmos  sobre salvaguarda com  as crianças pequenas,   para que se desenvolva a cultura da proteção e do cuidado desde cedo, o que não é comum nas escolas”.

O Jardim 3 fez uma visita ao Corpo de Bombeiros! Aprenderam que eles não só apagam fogo, como também ajudam quem precisar de assistência. No relato de grupo, contam: “Aprendemos que o 193 é o número que temos que ligar quando tem um problema em casa, se tiver pegando fogo ou quando tiver algum acidente. Eles ajudam todo mundo que precisar de ajuda”.

Os bombeiros ainda fizeram uma visita à escola, onde conversaram com todas as crianças. Trazê-los para o ambiente escolar foi muito proveitoso porque é uma profissão que faz parte do imaginário das crianças, mas muitos ainda não tinham noção de todos os deveres do bombeiro com a sociedade. O aspirante a oficial Lucas Menezes explica: “É importante fazer essa visita às escolas até para conscientizar os familiares das crianças sobre o nosso serviço. Ensinar o cuidado com o outro pras crianças desde cedo é muito interessante”.