Por um mundo melhor
28/04/2017

Incentivar nossos alunos a praticar ações de solidariedade é ajudar no crescimento de cidadãos mais conscientes e que tomam atitudes em prol da coletividade. O projeto “Por um mundo melhor”, direcionado para as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, objetiva a construção desse mundo em que exista uma ponte entre o real e o ideal nas relações sociais.

 

Os alunos deveriam escolher algum espaço da cidade para fazer um projeto social, ou seja, adotar um lugar para planejar uma ação de mudança. A atividade possibilita fazê-los constatar e compreender que fazer o bem não custa muito, mas traz ótimas consequências. As escolhas de instituição variam desde proteção aos animais, Lar da Criança, Lar da Esperança para idosos, orfanatos, escolas municipais ou a Turma da Sopa, que auxilia a população de rua.

 

Fazer o bem e construir o mundo melhor é a união de uma disposição individual com ações coletivas que, quando canalizadas para um projeto importante que contribua para a sociedade, geralmente, faz mais bem a quem pratica do que ao “próximo”. A turma de 4º ano, 4T3, escolheu auxiliar a Turma da Sopa, e realizará uma visita ao local onde acontece a preparação da sopa para conhecer melhor o projeto e ajudar também na elaboração da sopa, lavando alimentos, organizando os potes para entregas, etc.

 

A professora Andrea Figueiredo conta: “Aprendemos que a expressão correta é pessoas em situação de rua e não moradores de rua porque rua não é lugar para se morar! Discutimos durante as aulas de História/Geografia sobre a situação destas pessoas em nossa cidade e então optamos por esse grupo para que, de alguma forma, pudéssemos contribuir com esta questão tão séria em Niterói”.