Semana de Matemática
20/09/2017

A ilusão de ótica, o mistério do conhecimento matemático de Stoneheng, a criação de uma Sarnbox – experiência de realidade aumentada que simula relevo em uma caixa de areia –, desafios lógicos, arte com ondas de pêndulos, kirigami, calculadora de Minecraft, geometria das pipas, as famosas pontes de macarrão e muitos outros trabalhos que tinham um objetivo comum: proporcionar um mergulho na matemática que cerca nosso cotidiano. Sábado, dia 16 de setembro, a escola foi palco da Mostra da Semana de Matemática, que reuniu 116 trabalhos nos quais os nossos alunos revelaram um profundo conhecimento do campo prático da Matemática Aplicada.

A Mostra marcou o auge de uma semana em que a escola esteve imersa no universo de Pitágoras. Na quarta-feira, dia 13, o palco do Teatro GayLussac foi lugar de celebração dos nossos talentos! Os alunos e familiares foram convidados, como parte da programação da Semana de Matemática, para prestigiar e participar da Solenidade de entrega de medalhas do Canguru Matemático, da premiação da Olimpíada de Matemática do Portal Educacional, além da homenagem aos finalistas da Olimpíada Brasileira de Matemática – 2017. Contamos ainda com uma presença ilustre de Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que entregou as medalhas.

Mônica César Moraes, mãe da aluna Giulia, do 8º ano, conta: “Gostaria de parabenizar a escola pela ilustre noite de premiação. Foi emocionante. O professor Ricardo Viz foi muito feliz em suas palavras, me senti homenageada também”.

No sábado, a escola abriu as portas e recebeu pais e responsáveis para apresentar um saber calcado na vivência, revelando que as grandezas dos números, a lógica, os ângulos e todos os conceitos abstratos teorizados e aprendidos em sala de aula tem o poder de sair do papel e se transformar em Arte, História, Ciências ou Geografia. Afinal, a Matemática está em tudo, nas pequenas e grandes coisas e vivências.

Verônica Oliveira, mãe de Davi, do 6º ano, conta: “É a primeira vez que venho na Mostra, mas faço questão de vir a todos os eventos. Acho muito importante a integração dos pais com a escola e acredito no ensino e na cultura da escola. A matemática é essencial na vida do ser humano e acho que a área tecnológica é a área do futuro. Os trabalhos extracurriculares são importantes para mostrar a importância da pesquisa”.

Ricardo Viz, orientador e professor de Matemática, explica: “O evento apresenta trabalhos feitos durante as etapas, que revelam a matemática presente em todas as áreas. Os alunos gostam de mostrar o conhecimento para além da sala de aula. É muito prazeroso ver o resultado de tanto esforço”.

Parabéns aos alunos pelos brilhantes trabalhos e aos professores que inspiraram seus pupilos a ir além.