O sal do mar
27/11/2017

Conhecimento construído a partir do protagonismo e da curiosidade da criança, o Clube de Pesquisa é um grande projeto desenvolvido há anos no GayLussac Jardim. A inspiração veio da pedagogia de Reggio Emília, referência mundial em educação infantil. Durante todo ano, a J3T1 estudou o tema escolhido pela turma: o mar e sua diversidade. Os alunos afirmam: “Nós sabemos que precisamos cuidar da água para ela não acabar. E para isso fechamos as torneiras quando acabamos de lavar as mãos e escovar os dentes”. As descobertas os levaram para a ilha de São Bartolomeu, na França, onde a água potável é rara.

Assim, perceberam que a água é um bem precioso e por isso não deve ser desperdiçada. Pesquisando sobre o que os moradores de São Bartolomeu fazem para conseguir água potável, surgiu uma dúvida: Como retirar o sal da água do mar? Procuraram então quem entende do assunto, o professor de Química do Ensino Médio, Luiz Cláudio Rodrigues!

Luiz Cláudio usou os equipamentos, com as crianças, para demonstrar a dessalinização. Os alunos explicam: “A água salgada fica num tubo e quando ele esquenta com o fogo a água começa a borbulhar e vira vapor. Aí o vapor passa por um cano que fica gelado e sai o sal dele. O vapor vai passando pelo cano até cair no copo. Essa água que caiu no copo é a água potável”.

A troca dos alunos do Jardim com o professor do Ensino Médio deixou muitos conhecimentos. No Laboratório de Multiciências puderam explorar todo o espaço com muita curiosidade, já ansiosos para um dia terem aulas de química no laboratório! A aluna Beatriz Oliveira relata: “O laboratório serve para os alunos fazerem experiências e foi o que a gente fez. Fazer experiências é muito importante, porque a gente pode desenvolver e descobrir coisas para ajudar a vida das pessoas”.