Mês Literário
27/11/2017

Saraus, intercâmbio literário, palestras com a presença de poetisas, versos em forma de música entoados por nossos alunos, debates… foram diversas atividades que, de maneira lúdica e leve, conduziram nossos alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio a um mergulho profundo no mundo da literatura. Foi o Mês Literário, um tempo de efervescência cultural na escola, envolvendo os estudantes em obras literárias clássicas ou atuais, em três línguas. Em novembro, a escola respirava literatura, com poesias estampadas nas escadas ou penduradas nas árvores! O objetivo era um só: estimular a leitura. Sempre.

Assim, o mês literário envolveu todos em atividades estimulantes e desafiadoras. Brás Cubas, personagem de Machado de Assis, foi parte de um rico diálogo entre as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental e alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os versos em forma de melodia invadiram os recreios. Os alunos do Clube de Música, regidos pelo professor Victor Salzeda, fizeram uma bela apresentação tocando e cantando sucessos nacionais e internacionais.

Os alunos da 3ª série Amanda Lima e André Felipe Antunes opinam sobre a troca com o 6º ano: “Foi bom ter essa conversa com o 6º ano, porque eles estavam muito interessados e nós nos situamos melhor quando eles contaram sobre o livro que leram também. É um tema que pode ser abordado de jeitos diferentes… Adaptar a fala na hora de se pensar em literatura é uma forma de eles terem acesso”.

Nos 6º e 7º anos, os alunos fizeram um intercâmbio de livros e se engajaram em múltiplas leituras recomendadas pelos colegas. As turmas de 7º e 9º anos declamaram poesias e o 8º ano fez um aconselhamento literário, além de ter montado um Oráculo, em que esclareceram o significado de algumas palavras aos curiosos que foram consultá-los. O Ensino Médio participou com a apresentação de danças africanas e da peça Iracema, na 1ª série, e de uma apresentação de Bossa Nova, na 2ª série. O Sarau Com Versar reuniu alunos em exercício de escrita e declamação de produções próprias.

As disciplinas de Inglês e Espanhol tornaram o evento ainda mais rico. Nos recreios, os alunos cantaram músicas em espanhol e fizeram o literary tea, em que discutiram suas leituras em inglês. O 8º ano, que vem desenvolvendo um projeto sobre bullying nas aulas de espanhol e inglês, debateu o tema em grupo, buscando soluções para a prática. As turmas da Middle School também participaram da programação, com leituras e músicas no idioma.

A Orientadora de Língua Portuguesa explica: “Usamos múltiplas linguagens, exploramos a oralidade e tenho absoluta certeza que os alunos não só gostaram como também aprenderam muito e o mais importante: eles foram os protagonistas em tudo”.