Vamos Fugir
28/03/2017

A produção textual muitas vezes requer dos alunos um repertório cultural grande e, principalmente, muita inspiração! A professora do 4º ano do Ensino Fundamental, Carolina Cunha, sentiu que era o momento de ajudar os alunos a abrirem a cabeça para novas ideias. Para isso, trabalhou em sala a música “Vamos fugir”, do Skank, para introduzir o tema de pontuação em textos narrativos.

 

Com o violão, a professora tocou e cantou junto com a turma, o que deu uma dinâmica mais lúdica à aula. Com base na letra, foi desenvolvido um trabalho de interpretação do texto e compreensão da diferença entre a pontuação. As frases interrogativas, exclamativas e declarativas foram comparadas e a partir do exemplo eles puderam compreender as diferenças de sentido. Carolina conta: “O objetivo da atividade é a interpretação de texto através da música, de forma que percebam a diferença não só pela regra, mas pela prática”.

 

Ao final, eles produziram um texto com o título “Vamos Fugir”, podendo escolher entre os três tipos de pontuação. Muitos deles se envolveram bem mais nessa produção textual, por ser uma dinâmica nova. A aluna Letícia Erthal, da 4T2, se animou muito com o texto que fez com suas duas colegas: “Eu já conhecia a música e achava ela bem legal. A Carol cantou muito bem e isso inspirou a gente a fazer o texto. Foi diferente porque acho que a música ajudou a gente a pensar!”.