A experimentação é a chave para um aprendizado mais lúdico e efetivo. Partindo do brincar, as professoras do Maternal começaram o processo de apresentação de novos materiais aos pequenos. A professora Gabriele Carvalho conta: “Para alguns, esse pode ser o primeiro contato com esse tipo de material, além de ser uma ótima atividade de socialização mediada e pedagogicamente planejada”.
Para desenvolver os diversos sentidos, foi apresentada aos alunos uma caixa sensorial com massinha caseira. A massinha pôde entretê-los com a sua textura macia e a temperatura geladinha. Eles também experimentaram outras texturas, como uma atividade de colagem com papel picado, sempre pelo viés do lúdico, com música e brincadeira. É uma oportunidade de apresentar aos pequenos diversos recursos artísticos como o giz branco molhado, o rasgar do jornal, a esponja para pinturas, as tintas guache, o hidrocor o giz de cera grosso.
Esse tipo de atividade tem como objetivo a exploração, o desenvolvimento sensório motor e também a percepção. A professora Paula Barros explica: “O aprimoramento da motricidade fina se dá pelo estímulo à estas atividades, que ajudam as crianças no desenvolvimento motor, quando utilizam os dedinhos”.