Vamos ao Museu?
13/03/2018

A arte tem o poder de habilitar o homem a compreender a realidade que o cerca. Capacita-o a transformá-la e torná-la mais humana. Trata-se, então, de uma necessidade. Na ocupação de espaços artísticos, as crianças exercitam sua presença cidadã em sua cidade, manejando e modificando os lugares de vivência. Por isso, os alunos da Educação Infantil e suas famílias, foram convidados para uma ensolarada manhã de pura contemplação artística naquele que é o cartão postal de Niterói: o Museu de Arte Contemporânea. O evento “Vamos ao Museu?”, no dia 10 de março, reuniu música, descobertas, interação com a obra de arte e um delicioso piquenique ao final.

Nesse cenário onde beleza natural e arte contemporânea se unem e se confundem, as crianças brincaram, correram, observaram e dialogaram com a arquitetura única do Museu e com as obras da exposição de artistas brasileiras Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda. Para os alunos do Jardim 3 e do 1º ano do Ensino Fundamental, as professoras ainda prepararam uma “Caça Cultural”, com perguntas para os pais fazerem aos pequenos sobre as obras contempladas.

O Diretor Geral do MAC, Marcelo Velloso, explica: “A arte é importante para a formação do indivíduo, tem um papel de reflexão e transferência, não só para as crianças, mas também para os pais. O MAC é um patrimônio da nossa cidade e o niteroiense tem que aproveitar esse privilégio”.

Mariana, aluna do Jardim 3 e sua mãe, Renata Modenesi, foram andando para o MAC. Renata conta: “É a primeira vez que a gente visita o museu com a escola e é algo que precisa ser incentivado. Eu nunca tinha trazido a Mariana aqui e moramos próximo. Na era da informatização é preciso mostrar para as crianças a importância dessa parte cultural”. Já Cláudia Honnicke, mãe da Patrícia, do Jardim 3, observa: “Acho muito legal essa integração de famílias em um evento que instiga a vivência cultural da cidade”. Adriana, mãe do Thomas Santa, do Jardim 1, concorda: “Todos adoraram! Meu filho falou a semana inteira sobre o museu e agora ele está encantado”.

A turma da professora Gabriela Pinto e e Juliana Carvalho, J3T5, registrou: O passeio foi muito legal! Vimos obras diferentes e quadros coloridos naquele museu que tem um formato oval e parece uma xícara de chá, uma nave espacial. No salão, tinha uma cortina de ovos que deve ter precisado de umas mil galinhas para fazer. Brincar e lanchar com nossos amigos foi muito divertido!”.