Um passaporte para ir além
08/03/2018

Se o livro é um passaporte, um bilhete de partida, como diz Bartolomeu Campos Queiróz, os alunos da Educação Infantil ganharam passe livre para um mundo repleto de imaginação, acolhimento e fantasia. A alegria e a surpresa estampavam os rostos dos pequenos na Inauguração da Nova Sala da Leitura Viva – Ana Maria Machado. Nas estantes, com os livros, os personagens espreitavam. O Saci, o lobo, o príncipe, a vovozinha, o sapo e até a Rapunzel estão a postos. Esperam avidamente os próximos leitores.

A sala é repleta de cantinhos especiais que serão, aos poucos, descobertos pelos nossos pequenos. Na arquitetura, uma árvore, embaixo da qual estão dispostos pufes e almofadas decoradas. Lá, será um lugar privilegiado para novas histórias. Um grande espelho distorcido, envolve uma moldura de madeira que parece uma caverna. Na ponta, colchões estão dispostos para os que quiserem deitar-se. Bolinha, a professora da Sala estava empolgada: “Estou muito feliz. A iluminação permite criar diversos climas diferentes. A sala respira literatura. As crianças estão encantadas”.

Tânia Bastos, Bibliotecária da Biblioteca Sylvia Ortoff, que foi convidada para ler poesia aos pequenos, conta: “Fiquei até arrepiada quando entrei. Que criança não ficaria feliz aqui?”.

A aluna Letícia, da J3T3, explica: “Achei muito legal, gostei muito das almofadas e da árvore. Também gostei dos bonequinhos na estante e de tantos livros”. Os pais também foram convidados para visitar a Sala. A mãe da aluna Júlia, do Jardim 2, Flávia Schiefer, observa: “É um espaço lindo, encantador, um sonho. Com certeza vai abrir um mundo lúdico, cheio de objetos para estimular a imaginação dos nossos pequenos. Adorei”.