Um mundo de descobertas
23/11/2016

A pesquisa é um processo fundamental na construção de conhecimento humano. Exige indagações e estimula novas descobertas. Por isso, a Educação Infantil possui como projeto permanente o Clube de Pesquisa, que estimula as crianças a estabelecerem relações de autonomia com os saberes. Os pequenos votam na temática de maior interesse da turma e traçam um ano de aprofundamento no assunto. Os temas desse ano foram de Ziraldo à culinária, passando por expressões artísticas como teatro, escultura e a música.

Para celebrar todos os saberes aprendidos ao longo do ano, em novembro, pais, alunos e professores se reuniram na escola para a culminância do Clube. Os corredores estavam decorados com exposições dos trabalhos e todos se envolveram em dinâmicas sobre os assuntos estudados.

No Maternal, os pequenos trabalharam com o livro “Cores e Flores”, que é uma obra musical. Os pais foram convidados a assistir a um vídeo em que as crianças contavam sobre o aprendizado. Depois, tiveram uma visita muito especial: o autor do livro Leonardo Braz e a ilustradora e professora de Artes, Alessandra Guerra, vieram à escola e cantaram músicas com as crianças e as famílias.

No Jardim 1 o tema foi “Ziraldo, meu amigo escritor”, que analisou as obras do artista. Os alunos foram envolvidos em um Quiz, onde revelaram todo seu conhecimento às famílias. Por fim, receberam um livro coletivo, produzido pelas turmas com as famílias.

No Jardim 2 o tema era “Volta ao mundo dos sabores” e as quatro turmas se apresentaram no Teatro GayLussac. Cada turma foi caracterizada de um país diferentes – Japão, Espanha, Itália e Portugal –  e mostraram o conhecimento adquirido não apenas da culinária, mas também da cultura de outros povos. A professora Cristiane Pereira conta: “Na culminância os alunos contaram curiosidades aprendidas durante o Clube. As crianças ficaram empolgadas e estimuladas, mesmo com uma cultura diferente como o Japão. A turma adorou os origamis”.

O Jardim 3 se debruçou sobre as expressões artísticas: música, teatro, pintura e esculturas foram temas que permearam as apresentações. A J3T2, por exemplo, fez uma apresentação de Sonhos de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. A professora Marcia Elen explica: “A peça foi uma construção coletiva e os alunos estavam tão à vontade que improvisavam as falas”. A turma relatou: “No teatro os atores precisam falar alto para a plateia ouvir. Foi inventado na Grécia e os atores usavam máscaras para o papel das mulheres e das crianças, que não podiam atuar”.

Na J3T3, o Clube “A Arte é impressionante” estudou os impressionistas e apresentou aos pais uma exposição inspirada nesses artistas. A mãe de Lorena, Ana Cecília, destacou: “O interesse dela pela arte e pelos artistas impressionistas tem sido incrível. Devido a esse interesse, especialmente pelo artista Monet, meu marido e eu levamos Lorena a visitar o Museo D’Orsay, em Paris. Lorena começou a pular de alegria no momento em que chegamos, mostrando os quadros e reconhecendo o nome deles. Não imaginávamos que Lorena com cinco anos ia nos surpreender com todo esse conhecimento. Foi inesquecível”.

A Gerente Pedagógica, Graça Regent, explica: “Poder oferecer aos nossos alunos ainda tão pequenos,   vivências nas Artes de Monet, nas esculturas de Rodin,   em uma peça de Shakespeare, numa ‘viagem’ feita  pelas diferentes culturas e sabores do Mundo, nas  histórias de autores como Ziraldo e muito mais,  com certeza agregou um valor significativo e diferenciado à formação das crianças”.