Um laboratório de experimentos
28/11/2018

O compromisso de escutar as crianças e consultá-las é fundamental para pensar e praticar um currículo que atenda suas necessidades. Ela precisa estar no centro das decisões da sua aprendizagem e desenvolvimento. Escutá-las nos permite perceber sua incrível capacidade de pensar, aprender e construir significados juntos. O Clube de Pesquisa é um grande laboratório de experimentos, um exemplo vivo de escuta ativa que fertiliza narrativas infantis repletas de conhecimento.  Para compartilhar com os pais todo esse aprendizado, a escola abriu as portas no dia 9 de novembro em um evento cheio de descobertas.

No Clube de Pesquisa, cada turma decide em conjunto o assunto que será estudado ao longo do ano a partir da curiosidade das crianças. É um projeto permanente da escola cujos frutos são claros no evento de culminância. A praia; as árvores; o habitat dos animais e do ser humano; as formigas que estão para além da lupa; a cidadania de corpo inteiro – com direito a entrevista com atleta paraolímpico; antes e depois – que investigou as transformações da natureza, como a do girino em sapo, a da lagarta em borboleta e muitos outros temas estiveram presentes nas apresentações das turmas.

A mãe dos gêmeos Letícia (J2T2) e Bruno (J2T1), Luciana Capatão, conta: “Fiquei muito satisfeita com esse encerramento. No caso do Bruno, vi que ele trazia sempre novidades e interagia com o que estava sendo desenvolvido, feliz, compreendendo as transformações do sapo. Já o Clube da Letícia, que se chamava ‘Heróis ou Artistas’ foi espetacular. Os alunos se envolveram tanto que estão pedindo para ir para Itália ou Paris, para ver as obras renascentistas de perto. Incrível ver crianças dominando técnicas de escultura em gesso, que é o afresco da renascença”.