Um brinquedo feito de letras
18/03/2019

Na 2ª feira (11) os alunos da Educação Infantil foram envolvidos no mágico mundo da literatura no esteio do World Book Day. Esse universo repleto de fantasia, composto pelas mais diversas bruxas, Gato de Botas, fadas, Emílias, palhaços, rainhas e Alices invadiu o prédio do GayLussac Jardim. As professoras vieram caraterizadas à escola, vestindo os personagens e colocando o livro como grande protagonista do dia. A leitura e a contação de histórias foram enfatizadas das mais diversas formas – teatro de fantoches e de sombras marcaram presença.

A turma J3T3 aprendeu sobre os personagens da Literatura Brasileira, observando o que Emília, o Menino Maluquinho e o Alegretto tinham em comum. Em sala, eles confeccionaram o seu fantoche com bolsinhas de papel, colas coloridas, lã e retalhos de tecido. A turma conta: “Os fantoches são bonecos que a gente coloca a nossa mão dentro para eles se mexerem. Eles vivem uma história, então são personagens! Nesse fantoche a gente pode criar o que a gente quiser. Ele pode ser o que a gente sempre sonhou ser!”

As professoras da turma J3T3, Gabriela Pinto e Karen Santos, explicam: “A Literatura na Educação Infantil norteia todo o processo criativo, imaginativo e de linguagem oral e escrita da criança. Através da leitura ela percebe a função social da escrita, dando a ela significado. Nesse mundo da literatura, o aluno que lê pode ser quem ele quiser, isso é maravilhoso”.

Após a confecção do bonequinho animado, os alunos assistiram a uma dramatização da história “O Menino que foi ao Vento Norte”.  Na apresentação, fantoches cantarolantes, cenário digital e a sonoplastia do Vento Norte, feita com cano de PVC e tecido branco, envolviam os alunos, que posteriormente teriam que recriar o final da história. Pois, afinal, se “um livro é um brinquedo feito com letras, ler é brincar!”. (Rubem Alves)