Ó abre alas, que o bloquinho do Jardim vai passar
18/03/2019

Fantasias, confetes, estandartes e marchinhas animadas percorriam o pátio do Jardim. Inspirado nas canções de Chiquinha Gonzaga, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara, em fevereiro, o bloco de carnaval “Eu vim de lá pequenininho” fez as turmas da Educação Infantil celebrarem a cultura e a diversidade da festa mais popular do país, o carnaval. Saúde, diversão e sustentabilidade fizeram parte desse dia, que contou com apresentação de instrumentos confeccionados nas aulas de música com material reciclável, 5ª Fruta coletiva e uma impecável decoração feita pelos alunos em oficinas de ornamentos com sacolas reutilizadas.

Adentrando a história do carnaval, desde o começo do mês os alunos fizeram diversos trabalhos em homenagem às grandes vozes do festejo. Leci Brandão e Beth Carvalho estavam na lista de homenagens do Jardim 3, que “caricaturou” ícones do samba enredo. A professora de Artes, Gabriela Veloso, explica: “A caricatura é a mãe do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa” e as alunas Maria Clara Ribeiro e Luiza Tinoco, da J3T4, dão o passo a passo: “Para a caricatura ser engraçada, precisa aumentar bastante o dente, os olhos e o nariz. Onde está sombra no desenho, a gente faz forte com o carvão, onde tá com luz, a gente passa o dedo”.

Nos dias de folia, as crianças se vestiram de seus personagens preferidos e pularam ao som das marchinhas que haviam aprendido. As professoras de música Cláudia Barros e Priscilla Paraíso, comandaram o cortejo e as docentes empunhavam o estandarte feito pela sua turma. No fim, muito confete feito de material reutilizável, que animou nossos pequenos.