A Química das drogas
15/09/2017

A discussão sobre drogas, tão importante para os jovens, foi feita com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir do viés químico, com o professor Alexandre Vilela. O efeito da droga pode ser entendido como uma série de processos químicos em que o corpo libera dopamina para as regiões do cérebro. O vício é quando o usuário já não consegue mais se ver livre desta sensação de prazer, de forma que ele repete o comportamento.

A droga é uma substância que interfere no funcionamento do organismo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Desta forma, são drogas tanto a maconha quanto o antibiótico, o álcool ou a cocaína, o cigarro e o cafezinho. O que varia é como essa substância atua no organismo de cada indivíduo e a sua finalidade, já que quando a droga é usada de forma terapêutica, ela passa a ser chamada de medicamento.

A aluna Flávia Brady, da 9M1, conta o que achou da atividade: “Eu gostei muito porque é diferente falar de drogas nas aulas de química e falar com os nossos pais. Não é só dizer que é algo ruim, mas entender melhor como funciona. Acho que o professor explanou bem e em detalhes um assunto de forma química, o que é importante”.