A formação continuada tem como princípio o aprendizado dos professores e o aprimoramento dos métodos pedagógicos. Nos dias 8 e 9 de setembro, as professoras das séries iniciais da Educação Infantil, a coordenadora Mary Nazarene e a psicóloga Ana Luiza Neves compareceram ao Encontro Internacional da Red Pikler Nuestra America, que aconteceu em São Paulo. Desta forma, o grupo de oito profissionais da escola pôde participar da discussão sobre temas pertinentes à educação de crianças de 0 a 3 anos.
O evento, que contou com palestras de especialistas, foi responsável por discutir diversas temáticas ligadas à abordagem Pikler. A Abordagem Pikler é uma pedagogia que tem como princípio a valorização do vínculo afetivo, da liberdade de movimentos e do desenvolvimento da autonomia das crianças desde o nascimento. Como disse Agnès Szanto, uma das palestrantes: “A gente é jovem só uma vez na vida e passa muito rápido, mas os primeiros anos de vida duram para sempre”.
A abordagem foi criada por Emmi Pikler, uma pedagogia que tem como princípio reconhecer o bebê como um indivíduo capaz , a valorização do vínculo afetivo, da liberdade de movimentos e do desenvolvimento da autonomia desde o nascimento. A Coordenadora Mary Nazarene explica: “Para nós, enquanto educadores, é importante ouvir a vivência e as histórias das pessoas porque isso reflete no nosso pensamento e na nossa prática. É importante trazer novas vivências e a troca sempre nos agrega algo de positivo”.
A professora Simone Abreu, que assistiu as palestras, conta: “Foi um encontro muito enriquecedor, porque pudemos refletir sobre o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, ouvir pessoas da área falar sobre experiências que fazem parte do nosso dia a dia como educadores. Reunir os profissionais da escola é sempre muito bom, faz com que a troca seja ainda maior”.