Há 14 anos o GayLussac , em parceria com a Folha Dirigida e a Biblioteca Nacional, promove o Projeto Redação, que incentiva o protagonismo da escrita do aluno. Os melhores textos formulados ao longo do ano são selecionados e indicados para publicação no livro trilíngue “Em palavras, in words, en palavras”. Participam do projeto alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio. A entrega do livro e a leitura pública da escrita para uma plateia repleta de familiares orgulhosos foi feita em novembro, no Teatro GayLussac.
Luiza Sassi abriu o evento ressaltando a importância do papel da literatura: “É importante lembrar o caráter humanizador da disciplina, que oferece ao leitor um conhecimento profundo do mundo. Trata-se de uma forma de expressão que dialoga com a arte. Nunca deixem de escrever”.
Já as professoras Andreia Ferreira e Danielle Peres explicam: “A leitura e escrita são essenciais no processo de ensino e aprendizagem. E a literatura provoca um encantamento pela leitura que é essencial”. A professora Maria Anna Gerk observa: “A literatura é inspiradora por sua beleza e aparente leveza. Contudo, não se enganem. Por trás de um bom texto existe um pesado trabalho de bastidor – com exercícios de casa, reuniões de professores, incentivo à leitura dos clássicos – para que esse lindo produto se apresente”.
A aluna Ana Clara Poquechoque, do 9º ano do Ensino Fundamental, que teve seu texto selecionado para publicação, conta: “Acho que participar desse evento é uma oportunidade de conhecer novos textos encantadores e com diversas inspirações. É realmente uma motivação para continuar escrevendo”. A aluna Camila Fortuna, do 7º ano concorda: “Estar aqui é um estímulo à leitura, à escrita e à desenvoltura de se apresentar para todos”.
Pai da Ana Clara, Gustavo Poquechoque, conta: “Já conhecemos esse evento há alguns anos, já que minha filha já foi selecionada outras vezes. Vejo como ganho o estímulo à escrita em suas diferentes formas – como a poesia e a redação – e também o fato de abraçar outras línguas, como o Inglês e o Espanhol”.