Pódio no Cognita LatAm
10/11/2016

Chile_JrG (22 de 962)

Na primeira quinzena de outubro, uma seleta equipe de professores e funcionários da escola viajou ao Chile para participar do Cognita LatAm 2016, encontro anual das escolas da rede Cognita, quando foram anunciados os vencedores regionais do Prêmio à Excelência. Lá, nosso time participou de conferências, palestras e trocas pedagógicas, além de sermos coroados com duas premiações muito merecidas: José Antonio Junior, Supervisor de Atividades Educacionais, na categoria Salvaguarda, e Luiz Cláudio Rodrigues, professor de Química, na categoria Docente Ensino Fundamental II e Médio.

O encontro contou com seminários e a participação de conferencistas internacionais como David R. Caruso, PhD em inteligência emocional, e Celso Antunes, especialista em cognição, autor de diversas obras educacionais. Nossa equipe também participou de um tour pelas escolas chilenas, observando práticas e identificando o Cognita Way.

Luiza Sassi, Diretora Pedagógica, explica que o evento é uma importante oportunidade para o crescimento do grupo e a formação de uma identidade com outras escolas da rede. “Por ser o primeiro encontro da América Latina, foi possível notar uma preocupação com a cultura local. Simultaneamente, busca-se formar um cidadão global. O GayLussac se destacou pelo nosso investimento na formação de valores frente às outras escolas do mundo”.

Reconhecimento: um estímulo para ir além

Um dos professores mais antigos da casa, Luiz Cláudio, conta: “O momento da premiação foi emocionante, eu me senti nas nuvens. Toda a troca que fizemos através de workshops e palestras foi um aprendizado imenso”.

José Antonio Junior observa: “A nomeação foi muito gratificante, ainda mais nesse tema que é tão importante. Fiquei muito orgulhoso do nosso trabalho. O encontro foi muito rico e nos ofereceu experiências de troca com outras práticas e escolas”.

A professora Simone Abreu, do 2º ano do Ensino Fundamental, foi vencedora nacional em sua categoria e conta: “A indicação no Brasil foi muito importante, um reconhecimento essencial. Esse prêmio veio para coroar um trabalho que não é apenas meu, é desenvolvido por uma equipe de professoras. Adorei as palestras e aprendi muito com a apresentação do professor Celso Antunes”.

Fernanda Manzoli, indicada na categoria Apoio Escolar, nota: “Depois de 25 anos de trabalho na escola, foi uma grata surpresa! Ser reconhecida dessa forma representou uma injeção de ânimo e me faz querer ser ainda melhor. Mais do que a viagem, que foi ótima, o reconhecimento do prêmio significou muito para mim”.

O Auxiliar de Comunicação, Antônio Pedrosa, completa: “A sensação de fazer parte da equipe escalada para o Chile foi inexplicável. A ficha só caiu uma semana antes da viagem. Estávamos todos em sintonia”.