8 entre dez prêmios são do GayLussac
14/11/2019

Estamos muito orgulhosos. Das 10 premiações do IX Concurso de Crônicas Rachel de Queiroz – Fuzileiros Navais na Academia Brasileira de Letras (ABL) 8 eram de alunos do GayLussac, uma conquista que revela o talento de nossos estudantes forjado com muito trabalho da equipe de Produção Textual. A cerimônia de premiação foi no dia 12 de novembro e o tema de 2019 era “Determinação: um dos valores essenciais dos Fuzileiros Navais” e o concurso recebeu 144 inscrições de alunos de diferentes escolas do Rio de Janeiro.

Do 1º ao 7º colocados, todos era nossos alunos. Na ordem, Larissa Odorizzi Pereira (1º lugar), Thiago Barbosa Silva (2º lugar). Pedro Amin (3º lugar), Arthur de Araújo Faria (4º lugar), Clara Pache (5º lugar), Sofia de Carvalho Abcaran (6º lugar), Lara Rocha Gomes (7º lugar) e Davi Oliveira Corrêa (10º lugar), são os nossos cronistas premiados.

O concurso é promovido pela ABL em conjunto com o Corpo de Fuzileiros Navais e tem por objetivo estimular o interesse pela Língua Portuguesa e pela carreira naval, tendo como público alvo alunos de 8º e 9º ano. A escola foi representada pela nossa Diretora Geral, Luiza Sassi, pela Coordenadora Marília Cerqueira e pela Orientadora de Língua Portuguesa e professora, Karla Faria.

 

Luiza Sassi, Diretora Geral, explica: “Essa conquista significa muito para nossa escola que tem a literatura e a língua portuguesa como um dos pontos principais em nossa formação, algo que perpassa todos os anos escolares com dinâmicas criativas como as intervenções literárias e a Sociedade dos Poetas Vivos”.

Camile Odorizze, mãe da 1ª colocada, Larissa, conta: “Foi muito emocionante ver os alunos tão jovens sendo premiados em uma instituição de peso como a ABL, o que nos dá certeza do belíssimo trabalho que a escola está fazendo. Por isso, tem ido tão bem no ENEM em redação. A escrita é algo que ela levará para toda a vida, em qualquer profissão, por isso valorizo muito a boa base que ela está adquirindo. Parabéns para a escola, é muito bom saber que nossos filhos estão indo pelo caminho certo. Aqui em casa, todos estamos emocionados com o resultado”.

A professora Karla Faria explica: “O desenvolvimento da escrita criativa está relacionada com a formação de um leitor atento, crítico e reflexivo. A leitura e a escrita caminham juntas e se complementam. Sempre incentivamos nossos alunos a participar de concursos externos, como um desafio. Como o gênero crônica é um dos pilares de estudo de produção textual do 9º ano, incentivamos a participação dos alunos. É claro que sabemos do potencial de nossos alunos, mas ter 8 dos 10 alunos premiados, foi uma surpresa feliz que nos deixou muito orgulhosos. Fiquei muito feliz ao ouvir de um dos acadêmicos que o texto estava sem nenhum desvio gramatical, dentro do gênero crônica e com as ideias bem encadeadas. Há alunos premiados que estudam na escola desde o maternal, consolidando que o processo da escrita é contínuo e sólido”.