Preconceito em foco
10/05/2019

Na nova disciplina de Cidadania e Salvaguarda, no 6º ano do Ensino Fundamental, as turmas estudaram etnocentrismo e os diferentes tipos de preconceitos, enfocando o racismo e a xenofobia na 1ª etapa. Em sala, os alunos foram inspirados a realizar um teste de imagem por um vídeo do Governo do Estado do Paraná. Nele, profissionais de RH foram separados em dois grupos. Para o grupo 1, apresentaram imagens de pessoas brancas. Para o grupo 2, de pessoas negras. A grande maioria das respostas do grupo 2 colocou os negros em posição social inferior aos brancos.

A proposta foi levar essa pesquisa a campo. Cada turma recebeu uma imagem, um questionário e a missão de fazer 10 entrevistas. Com prancheta na mão, os alunos visitaram vários locais de Niterói e colheram uma amostragem de mais de 400 entrevistas com uma pergunta bem aberta: “O que você vê nessa imagem?”. O objetivo era fazer um teste do racismo nos moldes da experiência do vídeo.

“O trabalho de campo é um exercício prático próprio do saber científico. Após as entrevistas, os alunos trabalharam os dados documentados, construindo gráficos e elaborando hipóteses”, Priscila Aquino, professora

O grupo da 6M4, das alunas Júlia, Laura, Mariana Albuquerque, Mariana Bueno, Luisa e Natália explicam: “Aprendemos que o racismo está muito presente em nossa sociedade, mesmo que de forma sutil”. Elas exemplificam com um comentário colhido durante as entrevistas, na análise da fotografia de uma mulher negra de luvas de borracha e avental: “Isso pode parecer muito racista, mas mesmo assim vou falar que ela parece muito uma empregada doméstica”.

“Aprendemos que a primeira impressão das pessoas está ligada ao tom de pele das outras e isso leva ao racismo”, Grupo de Trabalho, 6M3