Olhares pedagógicos
17/07/2017

Foto: André Carrieri

 

Com uma consciência fotográfica, é possível enxergar e enquadrar o mundo da criança da forma como elas querem nos mostrar, não unicamente da forma como queremos ver. O professor, quando está atento à documentação, pode ter algo a dizer com suas fotografias, mensagens construídas em conjunto com os alunos. As professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estiveram envolvidas, em julho, no Ateliê de Fotografia para Documentação Pedagógica, curso ministrado por André Carrieri, mestre em Linguagem e Educação pela USP, professor de Pedagogia e Jornalismo.

 

O curso buscou otimizar a linguagem fotográfica na produção de documentação pedagógica sobre o universo da infância. O objetivo é dar suporte às produções fotográficas realizadas na escola e aperfeiçoá-las. Foram três dias fotográficos muito proveitosos em que os participantes puderam conversar, debater e praticar. Após um momento teórico, para pensar a influência da fotografia em nossas vidas, refletiram muito sobre o olhar do fotógrafo fazendo fotos com a orientação do professor.

 

A Coordenadora Pedagógica do Maternal ao Jardim 2, Mary Nazarene, explica: “O curso traz um outro significado do que é a fotografia, apresentando-a como registro pedagógico poderoso. Importante perceber que a fotografia não é algo a mais da sala de aula, e sim uma ferramenta essencial ao planejamento do docente. A verdadeira documentação pedagógica nasce quando a fotografia se torna um prazer”.