Como é o nosso corpo
17/07/2017

Os temas que podem ser explorados a partir do mote “Natureza e Cultura” são muitos e estão interligados. De forma integrada a esse aprendizado, o Jardim 3 compreendeu que nós, seres humanos, somos parte da natureza e, por isso, nosso corpo também é! A partir do estudo do corpo humano, os alunos podem se aprofundar em temas como a alimentação e os cuidados com nós mesmos, a higiene e a saúde.

Em relato de grupo, explicam: “Descobrimos que a gente é parte da natureza. O mar, as plantas, os animais, os rios são da natureza. Quando a gente estudou sobre os órgãos, descobrimos como a máquina do nosso corpo trabalha. Precisamos mastigar bem os alimentos e também beber muito líquido. O nosso corpo precisa de limpeza. Tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes e cortar as unhas. Tudo isso é bom para nossa saúde”.

O tema começou a ser estudado com a visita muito proveitosa do médico Felipe Figueiredo que ensinou tudo sobre os órgãos do corpo humano e suas funções, além de mostrar às crianças como escutar o coração. Depois dessa entrevista, eles reproduziram o corpo humano em grande formato usando vários materiais: sucata, massinha, barbante e até folha de árvore!

O estudo do corpo também foi muito importante para entender o caminho do alimento! O lanche saudável, por exemplo, foi contextualizado a partir da necessidade de se alimentar com variedade e de mastigar bem os alimentos. Ainda estudaram os ossos, desenharam esqueletos e contam: “O esqueleto faz a gente ficar em pé. Se a gente não tivesse ossos, ficaria com o corpo molinho. O fêmur é o maior osso do nosso corpo e a orelha é o menor. O esqueleto também serve para proteger os órgãos”.