O fio e as miçangas
26/09/2017

Os contos africanos, tão importantes para entender o contexto e a realidade desse continente, foram lidos pela 2ª série do Ensino Médio na aula de Gramática, com a professora Aline Bernar. O conto em que se focaram foi “O fio e as Miçangas”, de Mia Couto e, a partir dessa leitura, os alunos estão estudando as diferenças dentro da Língua Portuguesa e o novo acordo ortográfico.

O conteúdo do conto foi também trabalhado de forma artística, com a participação dos alunos para montar um fio de nylon com várias miçangas de diversos tamanhos e cores. Cada uma das turmas fez um imenso colar, com palavras que representem a língua Portuguesa e que tenham para nós e nossa língua um valor especial.

A aluna da 2M1, Júlia Duarte, explica: “Nós vamos montar o fio em grupo, com as miçangas que cada um trouxer, com o objetivo de explorar a cultura africana. Achei a ideia do projeto interessante, porque lemos o conto e vamos fazer algo prático com o que compreendemos dele, comparando também como a língua portuguesa é diferente em cada lugar do mundo”.