Capitães da Areia
26/09/2017

Por entender que cultura e educação precisam andar lado a lado e que vivenciar a experiência teatral é essencial para formação artística e humanitária de nossos alunos, o GayLussac montou uma Programação Cultural para celebrar os 63 anos da escola. Diversas Cias de Teatro foram convidadas para cada faixa etária. Por isso, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio assistiram, no dia 21, a peça Capitães de Areia.

A obra de Jorge Amado, de 1937, é um dos clássicos da literatura que retrata temas importantes para a formação crítica, como a intolerância religiosa, o abandono infantil e a invisibilidade dos jovens pobres no meio urbano. Além de ser um retrato de uma Salvador dos anos 30, os alunos ressaltaram ainda a importância de pensar a sociedade atual a partir das reflexões levantadas. A peça ainda contou com a presença de uma de nossas ex-alunas, Giovanna Sassi.

Os alunos do 9º ano Lívia Vargas, Bernardo Boechat e Railton Júnior opinam: “Mesmo não conhecendo a história antes, consegui me situar no início da peça e me surpreendi tanto com a atuação quanto com as músicas. Não temos tanto costume de assistir peças, acho importante ter essa oportunidade porque sai da sala de aula e se torna uma vivência maior”.

O aluno Davi Batista, da 1M3, conta: “Achei uma ótima adaptação do livro, os atores eram muito bons e foi muito inteligente a forma com que montaram a peça. Esse foi um dos melhores livros que li na escola por ser muito dinâmico e atual, apesar de ser da década de 30 e a peça não deixou a desejar”.