“A natureza do brincar é a alegria. A natureza é seu território primordial”. A frase da educadora Lydia Hortélio sintetiza o mote da Educação Infantil para o ano de 2017: Natureza e Cultura. O tema possibilita que as professoras abordem, com riqueza e profundidade, a importância crucial do contato da criança com o meio ambiente. As atividades preparadas incentivaram o estreitamento de laços entre infância e natureza, tornando essa relação mais espontânea. O envolvimento dos pequenos foi imediato.
No Maternal, as professoras optaram por atividades lúdicas a partir da confecção de aviãozinho de papel, pipa e binóculo, observando os fenômenos da natureza. A cor do céu, a nuvem, o sol e o vento foram presentes na observação, como contam os alunos Bernardo Queiroz e Felipe Previato: “Tem nuvem, ela é branquinha. Tem passarinho no céu”. Pinturas, esculturas e desenhos estampam as salas do Jardim 1. As crianças são incentivadas a experimentar pintar com terra, explorar a rocha, desenhar a partir do relevo de folhas, trabalhar com a argila e a visitar constantemente a horta.
O Jardim 2 trabalhou o livro “A Árvore Generosa” e, depois de discutir sobre o cuidado com a natureza, fizeram pinturas e ainda elegeram a árvore generosa da escola: a mangueira! O 1º ano do Ensino Fundamental tem estudado a natureza de forma interdisciplinar e completa, aliando conteúdos como história, geografia e ciências. Visitaram o Parque Anchieta para uma observação interessante de paisagem e meio ambiente, construindo um olhar mais amplo, e ainda fizeram telas e esculturas com elementos da natureza.
A preservação do Meio Ambiente virou assunto de extrema importância no Jardim 3, em que os alunos discutem o desmatamento e as queimadas. Elas argumentam: “A natureza é muito boa porque ela dá frutos, precisamos dela. Se queimar as árvores, o oxigênio fica sujo e a gente pode ficar doente. Não podemos matar as plantas, tem que cuidar e regar”. Ainda completam: “Nós fazemos parte da natureza, somos a natureza!”.