Miniempresa inicia atividades
27/06/2017

O Projeto Miniempresa, uma atividade que o Instituto GayLussac promove há 17 anos em parceria com a Junior Achivement, é uma prévia do mercado de trabalho antes mesmo da maioridade. Com o objetivo de ensinar aos alunos muito sobre o trabalho em equipe, o funcionamento real de uma empresa, finanças e gestão de processo produtivo, a 2ª série do Ensino Médio iniciou a idealização de mais uma Miniempresa.

A partir de reuniões, os alunos escolhem um produto, o nome da empresa e elegem um Presidente e quatro diretores de áreas específicas, que são: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção. Um dos principais fundamentos do projeto é que a Miniempresa funciona sob leis reais, taxas são pagas e os funcionários recebem salários. Além disso, ainda há a venda de ações aos steakholders e também a possibilidade de patrocínio.

Este ano, a empresa criada foi a ChavECO S.A/E, que tem como produto um chaveiro porta-fone de ouvido. Os alunos já pensaram toda a ideia do produto. Eles têm se reunido todas as semanas e começaram a produção do mesmo. O conceito do produto é organizar o fone de ouvido, tão presente na vida de tantas pessoas, de forma prática e portátil.

O chaveiro é feito de tecido de origem não animal e reutiliza materiais que seriam descartados, o que demonstra consciência ambiental e uma visão de sustentabilidade. O Presidente da Miniempresa, Daniel Suzuki da 2M2, explica: “Definimos que o que desejamos como empresa é criar um produto que tenha como função simplificar a vida das pessoas, ainda que por meio de um simples chaveiro”.