Quando o assunto é bullying, não tem discussão: todos já conhecem os seus aspectos negativos e suas consequências são claras. Com o objetivo de dar uma nova ótica ao assunto, as professoras Rosana Devisate, de espanhol, e Beatriz Fernandes, de inglês, propuseram uma atividade de conscientização sobre a convivência aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.
Cada turma ficou com um tema diferente: A 8M1 com “Caminhos para igualdade”, a 8M2 com “Caminhos para aceitação” e a 8M3 com “Caminhos para o Respeito”. Depois de conversas nas aulas de idiomas, cada turma foi dividida em espanhol ou inglês e levantaram diversos materiais, como entrevistas, artigos, charges, propagandas, tirinhas, poemas, fotos e desenhos. A partir do que encontraram, foram ao laboratório para montar um folheto sobre a convivência e os modos de se evitar o bullying.
Em seu texto em espanhol, a aluna Anna Júlia relata: “En una sociedade sus miembros necesitan ayudarse unos a otros, vivir em armonía, respetarse, hacer de esas varias personas que componen una sociedad necesitamos tener una buena convivencia entre sus miembros”.
O aluno Bernardo Corado conta: “Muitas pessoas acham o estranhamento ruim e se afastam de alguém por não ter algo em comum com essa pessoa. Isso pode culminar no isolamento do diferente porque nos identificamos com o que é mais parecido. É importante aceitar diferenças”.
A aluna Isabella Fontanella reflete sobre aceitação: “Outro ponto importante para essa questão é a auto aceitação. Muitas vezes a sociedade impõe padrões e, independentemente deles, temos que aceitar a nós mesmos e aos outros”.