Hands on no maker lab!
02/05/2018

Transformar ideias em objetos palpáveis é uma das formas de incentivar nos alunos o interesse pela criação e pela pesquisa prática. A partir da inauguração de um novo espaço, o Maker Lab, os alunos do Middle Extended estão tendo contato com um lugar de experiências criativas, onde aprendem fazendo (hands on) e utilizam-se da robótica, programação, tecnologias digitais e marcenaria.

As aulas no laboratório do Maker Lab são ministradas pelo professor Victor Sassi, que explica que cada projeto hands on é um desafio: “Os alunos estão muito interessados no formato de aula. Como são eles que pensam nos projetos, estamos sempre aprendendo juntos a como alcançar o objetivo e isso vem dando bons resultados”.

Dentre os projetos já desenvolvidos, os alunos trabalharam na construção de um foguete para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que analisa qual foguete consegue ir mais alto; fizeram também, um filtro de água construído com garrafa PET, algodão, cascalhos, gaze, areia e carvão, que será apresentado no Clube de Ciências; e agora se dedicam à construção de uma cadeira de rodas movida a comandos de voz.

A aluna Giovanna Longo, do 6º ano, conta: “Agora estou fazendo o projeto da cadeira de rodas. Para desenvolvê-lo, vamos fazer uma parceria com uma aluna da UFF, que trabalha com produtos comandados por voz. Ficamos muito felizes. É um projeto mais elaborado, mais difícil. Consigo ver o que fazemos nas aulas como profissão. A proposta é que coloquemos a mão na massa”.

Buscando integrar saberes, a equipe do Maker apresentou para os alunos do Clube de Ciências suas criações. “Poder compartilhar ideias é muito legal. Aprendemos muito nessa troca e isso inspira a gente a querer fazer mais”, conta Lara Duncan, da 6M3.