Fórum da ONU
28/06/2016

Em maio, as turmas do 9º ano tiveram o poder de mudar os rumos das relações internacionais através da simulação do Fórum da ONU. Os alunos foram divididos em países e o objetivo era, pelo uso de discursos de influência, convencer os outros países acerca de seus interesses.

A professora de Produção Textual, Karla Faria, conta que para trabalhar o discurso persuasivo com os alunos exibiu vídeos de falas da Malala, do Obama em Cuba e de Martin Luther King. “Muitas vezes os alunos têm que defender uma posição a qual são contrários e argumentar a favor de seu país. Além disso, eles aprendem a linguagem formal e técnicas de oralidade que abrangem a persuasão”, ela explica.

Este ano, os temas debatidos foram: a posse de armas nucleares, o repasse de informações requisitadas por governos pelas empresas de telecomunicações e a adoção de legislações mais restritivas em nome do combate ao terrorismo. Os estudantes pesquisaram a posição dos países e defenderam suas posições em linguagem culta, respeitando o limite de tempo para as réplicas.

Glória Milleo, professora de Geografia, afirma: “O Fórum gera uma reflexão necessária acerca de assuntos contemporâneos  para que os alunos percebam a importância global dos temas”. E complementa: “É interessante que o aluno se sinta como um habitante local do país que representa e não apenas defenda o tema que pesquisou, pois a votação nos outros assuntos também exige uma reflexão e posicionamento”.​

As votações foram bem acirradas, mas, no fim, os países votaram a favor de todos os três temas debatidos.

Os alunos Giovana Faitanin, Otto Princigalli e Andressa Trindade comentam: “O Fórum foi muito interessante porque nos tirou da zona de conforto e colocou de frente com problemas reais. Além disso, nos permitiu ver as diferentes opiniões acerca do mesmo tema e debater, pensar criticamente e expandir a nossa visão sobre o mundo”.