Cidadãos do mundo
27/06/2016

O tema da dança no Arraiá D’Ajuda do 4º ano do Ensino Fundamental é o Maculelê, uma manifestação cultural de matriz afro-indígena. Nas aulas de História da professora Carolina Cunha, da 4T1, os alunos estudaram as origens dessa dança e começaram a questionar a própria genealogia. Afinal, qual a minha origem e da minha família? Quem somos e de onde viemos?

A grande maioria tinha respostas prontas: minha família veio da Itália, ou de Portugal, ou ainda da Inglaterra. Mas a professora mostrou aos alunos que nem tudo era como eles imaginavam. Para isso utilizou o vídeo “The DNA Journey”, que mostrava um estudo do DNA para pessoas que tinham certeza de suas origens étnicas e raciais. As reações dos voluntários frente a um resultado multiétnico, que mostrava uma descendência de vários países ao redor do mundo, é surpreendente: do choque inicial, nasce uma ruptura com preconceitos e ideias extremistas.

Carolina explica: “Os alunos conseguiram se perceber como cidadãos do mundo, adquiriram uma consciência crítica com relação a todo tipo de preconceito. A atividade ajuda a construir um sentimento de união e identidade”.

Como parte da atividade, todos fizeram cartazes sobre o tema. A aluna Laura relata: “Diga não ao preconceito. Cada um tem um jeito, cada um tem seu lugar, não pode ser preconceituoso e nem brigar”. A aluna Luiza estampa em seu cartaz: “Não deixe que o preconceito te domine porque nós podemos ser todos da mesma raça”.