1º Festival de Curtas do GayLussac
10/12/2019

Luz, câmera, ação. Com uma ideia na cabeça e um celular nas mãos, os alunos da 1ª série do Ensino Médio filmaram, editaram e produziram curtas de 2 minutos para celebrar o aniversário da cidade de Niterói. Dia 6 de dezembro, 6ª feira, foi dia de apresentar o produto desse trabalho em grande estilo: a primeira apresentação cinematográfica da Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em parceria com a prefeitura.

Além das premiações planejadas, os três jurados, Victor de Wolf, Secretário de Cultura de Niterói; Zé Brandão, Diretor do Copa estúdio, produtor da série “Irmão do Jorel” e Sandra Sanches, jornalista especializada em cultura, decidiram por uma “Menção Honrosa” para um quarto curta. Foi uma noite repleta de cultura, arte e protagonismo dos alunos.

As alunas Beatriz Quintanilha e Isabel Cortez contam: “Deu muito trabalho, mas foi muito bom ver nosso trabalho exposto na Sala Nelson Pereira dos Santos, em um evento desse porte. Nesse trabalho conseguimos expressar vários talentos e opiniões sobre assuntos importantes, o que nos deu poder de voz maior”. Giovanna Macabu concorda: “Achei muito construtivo para os alunos e aprendi muito sobre Niterói. Me senti mais próxima da cidade em que vivo”.

Já o jurado Zé Brandão explica: “Na minha época de escola nunca havia pensado em trabalhar com arte até um ilustrador ir em minha escola. Para mim, foi uma experiência fundamental. Por mais que eles não se tornem profissionais do audiovisual é uma experiência coletiva de colaboração criativa incrível”.

O evento contou com a participação especial do coral e orquestra de professoras da Educação Infantil, que se apresentou durante o intervalo.

 

Seguem os curtas vencedores:

Melhor Produção: “Niterói, a origem” –  Victor Moraes, Arthur Senra e Giulio Caruso;

 

Melhor Fotografia: “Museu de Vidro” – Carolina Maciel, Eduarda Farias, Manuela Franco, Marina Mendes;

 

Melhor Roteiro: “Muito curto pro meu curta” – Juliana Teani, Leonardo Warrak, Ricardo Nunes;

 

Menção Honrosa: “Memórias curtas” – Isabel Cortez, Helena Waghabi, Laura Fonseca, Geovanna Peçanha e Maria Eduarda Coelho.

 

Parabéns aos nossos alunos e que a experiência seja inspiração para o mundo da arte e do audiovisual.