Da arte de humanizar a tela
30/06/2020

Não mais que de repente, a escola fechou seus portões. Em dois dias toda a equipe de professores passou por treinamento e na 4ª feira, após o decreto municipal de fechamento das instituições de ensino, as aulas on-line retornaram, agora em um ambiente completamente transformado. Uma revolução. De sala de aula, carteiras, quadros, pátios repletos dos mais diversos brincares e afetos, para telas que enquadravam uma sala de aula virtual. 

“A primeira decisão acertada foi optar pela versão das aulas on-line ao vivo. Essa escolha foi o nosso diferencial e possibilitou a manutenção da rotina, além da interação entre o professor e a turma e entre os próprios alunos, essencial em tempos de isolamento social”, Luiza Sassi, Direção Geral 

Para cada segmento, foi feito um planejamento específico de acordo com a idade, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A experiência é de uma aprendizagem coletiva, para que os alunos mantenham contato com o ambiente escolar, os professores e seus colegas. A equipe foi incansável no esforço de criar aulas diferenciadas, utilizando diferentes recursos virtuais e aulas interativas, promovendo o cumprimento do currículo de uma maneira envolvente.

A Orientadora de Português, Karla Faria, explica: “Através da tela, nós, alunos e professores, estamos depreendendo novos percursos de aprendizagem, novos recursos, novos caminhos. E neste momento histórico, cada vez tenho mais certeza que o educador será sempre imprescindível e insubstituível na sala de aula, seja ela física ou virtual”.

Além do ganho pedagógico, foi importante motivar os alunos a continuar. Novas atividades, ideias e inovações foram sendo planejadas pelas equipes cada vez mais cientes de que mesmo nesse novo lugar, virtual, é possível construir a rede de afetos que humaniza as relações escolares, transformando a escola em uma estrutura viva também no ambiente on-line. 

 

Escola muito além de um prédio 

O desafio da Educação Infantil 

Como criar sentido na proposta de trabalho da Educação Infantil em um período de pandemia? A educação infantil foi, certamente, o espaço escolar que enfrentou os maiores desafios nesses meses de isolamento. Frente a muitas incertezas, a escola contou com uma equipe de professores que se dispôs a se transformar e se colocar em movimento. 

“A única certeza era que não tinha como parar. A escola não é um prédio, são pessoas, interações, ideias e afetos que não se fecharam”, Christiane Pereira, Coordenadora do Grupo 1 ao Grupo 3

A aposta foi reforçar a conexão, mesmo que virtual, entre os professores e alunos, entendendo a criança no centro do processo de construção do seu próprio aprendizado – que se dá na troca com o outro e com a natureza. A ideia foi dispor do cotidiano como um facilitador do processo educacional com a mediação e o incentivo das nossas professoras.