Educar para cidadania
16/08/2018

Urna, voto secreto e a escolha de um candidato que melhor represente o grupo são elementos constituintes da cidadania. A representação ativa por meio de conselhos e assembleias é uma prática incentivada em nossos alunos, em sintonia com o mote Criança Cidadã. Assim, as turmas do Jardim 3 lançaram o projeto Conselho Mirim, cujo objetivo é fazer com que os alunos aprendam sobre processos eleitorais e representatividade. Para contribuir, os representantes de turma do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental foram até o Jardim conversar com as crianças.

Na conversa, os alunos do 7º e 8º anos mostraram que, para ser representante, é preciso ajudar a resolver os problemas da turma. João Rodrigues, da J3T5, conta o que entendeu: “O representante tem que respeitar os professores e os amigos. Tem que ser o exemplo”.

Animados com a novidade, os alunos do Jardim contam: “Para ser representante você tem que representar o Jardim 3 e fazer o dever de casa”, explica Matheus Pinheiro, da J3T5. “A turma inteira ajuda o representante”, complementa Júlia, daJ3T3.

Além da eleição para representantes do Conselho Mirim, o projeto explora o conceito e a construção do discurso como forma de apresentação das propostas de cada candidato, além da elaboração de perguntas como forma de todos nós conhecermos as ideias de cada um. Nesse sentido, os alunos entrevistaram seus candidatos usando uma televisão, construída por eles, como um meio de comunicação.“É um projeto muito rico, de várias possibilidades pedagógicas”, finaliza a professora Gabriela Pinto, da J3T5.