Os alunos estão acostumados a ter um professor especializado para cada disciplina. Mas já imaginou se, ao invés de um, fossem dois ao mesmo tempo? Pois essa é a nova proposta dos professores da 2ª série do Ensino Médio, Aline Bernar, de Gramática, e Tigran Magnelli, de Literatura. Juntos, eles elaboraram um projeto de dupla regência, isto é, uma aula em dupla. O objetivo é fazer o aluno perceber que os conteúdos, além de dialogar, fazem parte de um todo que não deve ser pensado isoladamente.
A dupla regência surge para reforçar o valor interdisciplinar original entre língua e literatura, conforme os exames externos costumam cobrar. A união das duas disciplinas tem como ponto de partida os livros dos Projetos Literários. Serão analisadas as estruturas gramaticais que compõem as obras e a forma como estas se relacionam com a escola literária estudada.
A aluna Amanda Petrillo comenta: “Eu achei a ideia da aula em dupla muito boa porque nós sempre vimos a disciplina de português como uma coisa muito separada. Estudar Literatura e Gramática juntas nos ajuda a ver um sentido maior, além de ser uma aula mais dinâmica e divertida”.
A professora Aline Bernar conta: “Os alunos adoraram a aula, foram muito receptivos e posso perceber que estão empenhados. Inclusive alguns que não tinham tanto interesse na disciplina estão muito mais engajados”. Ela comenta ainda que o objetivo é colocar os alunos para trabalhar a oralidade e a escrita. “Eles já tem a informação, o conhecimento teórico, então fazemos uma aula de troca”, afirma.
A aluna Milena Amaral afirma: “Eu achei essa iniciativa da escola muito legal porque incentiva a participação dos alunos na aula já que são dois professores. Além disso, a dupla regência tem uma dinâmica bem mais interativa do que as outras aulas que são mais expositivas”. E acrescenta: “Nós lemos textos e temos que trabalhá-los de alguma forma em casa e muitas dessas tarefas são apresentadas para toda a turma, o que nos motiva a ter mais dedicação nos deveres”.
Quem ministra a disciplina juntamente com Aline é Tigran Magnelli, que explica: “A proposta é uma troca de informações, entre nós, professores, e os alunos. Queremos criar debates e fazer discussões e estudos dirigidos com dois professores mediadores”. Além disso, ele diz que a divisão do conhecimento momentâneo que faz com Aline é muito importante para o exercício da profissão e afirma: “Queremos tirá-los da zona de conforto de uma aula expositiva e estimular que coloquem a mão na massa”.