Chuva ácida
23/03/2016

Nas aulas de História, o 8º ano está estudando a Revolução Industrial e sua importância para a construção da sociedade atual. Com o objetivo de mostrar que o conhecimento é algo interdisciplinar, o professor Rafael Silva levou os alunos para o Laboratório de Multiciências e explicou o fenômeno da chuva ácida. Com a poluição da atmosfera pelos gases ácidos que as indústrias liberavam, a chuva caía com muitos componentes químicos que destruíam plantações, monumentos e eram extremamente prejudiciais para a vida de animais terrestres e marinhos.

Os alunos fizeram uma pesquisa sobre o fenômeno e depois seguiram para o laboratório, onde dentro de um pote com enxofre queimado e uma pétala de rosa, puderam ver o efeito da poluição. A pétala de rosa, que representa a vida na Terra, era bem avermelhada e viva, depois de entrar em contato com os gases ácidos, perdeu seu tom intenso e murchou.

As alunas Maria Luiza Garuba, Ana Luisa Simões e Júlia Carino, contam: “As aulas práticas são sempre muito interessantes porque aprendemos tendo um contato com o material e não apenas ouvindo as explicações. Além disso, não costumamos usar o laboratório na aula de História e achamos essa iniciativa muito legal”.

Rafael conta que a apreensão do conteúdo é melhor quando há um contato visual. “Eu poderia explicar esta matéria em sala durante uma aula expositiva, mas dessa forma eles vão entender e lembrar melhor do fenômeno por conta da memória afetiva”. E acrescenta: “Acho importante que tenhamos aulas mais lúdicas e que saiam um pouco do padrão expositivo para diversificarmos o conhecimento”.