Cadê as mulheres?
02/12/2019

“Você sabia que em Niterói não há esculturas, placas, monumentos, nenhuma homenagem às mulheres? E que só há uma árvore na praia de Icaraí em homenagem à Patrícia Acioli?”. Essa foi a questão levantada pelos alunos da 3T2, no processo de pesquisa do projeto Por um Mundo Melhor. Neste ano, enquanto a turma estudava sobre o patrimônio histórico da cidade, percebeu a falta de equidade nos monumentos: “Cadê as mulheres?”. Assim, como forma de suprir essa carência e aumentar a conscientização sobre desigualdade de gênero, Chiquinha Gonzaga, Marta, Marielle Franco, Bertha Lutz, Patricia Acioli e Maria da Penha ganharam seu próprio busto feito pelos alunos.

“Como as pessoas vão cuidar de placas, estátuas e monumentos se ainda não perceberam o essencial: respeito, empatia e equidade?”, 3T2

Durante o processo de pesquisa do Por um Mundo Melhor, os alunos receberam a visita do escultor niteroiense Rodrigo Pedrosa, que falou dos processos de produção de um monumento e de sua importância histórica para a cidade. Ele conta: “O monumento é a representação de um movimento, ele é feito para que a gente não esqueça da nossa história”.

A aluna Catarina Silva explica: “A mulher também é uma pessoa, então ela tem que ser ouvida e homenageada. Precisamos perceber a presença delas no mundo, por que se não percebemos essa luta, não vamos conseguir mudar as leis injustas que diferenciam meninos de meninas”.

Para que todos da escola soubessem de suas descobertas e ações para um mundo melhor, os alunos confeccionaram um mural no qual deixaram uma dica de leitura: “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, livro que inspirou suas pesquisas.