Autores em Cena
03/12/2018

A leiturização e o letramento são processos de importante significado na formação da criança. Eles possuem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Para celebrar esse momento, em novembro, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental convidam os pais para o evento “Autores em Cena”. Ali, a formalização da escrita se une à culminância do Clube de Pesquisa “Cheiros, Cores e Sabores…” e ao carinho e prestígio da família, realizando um grandioso espetáculo que revelou os frutos das vivências e aprendizados colhidos durante toda a Educação Infantil. Em cena, “Nós, os autores”.

De Margaret Mee ao segredo do tempero da avó, tudo tinha e tudo cabia. Divididos em grupos, os nossos exploradores da natureza apresentaram coreografias, poemas, canções e encenações, mostrando aos pais, a jornada percorrida pelo Clube. Rogério Meceni, pai do aluno Rodrigo, conta: “Ver o resultado do que foi feito durante o ano é muito emocionante. Quando eles chegam em casa cantando as músicas que vão apresentar, criamos uma expectativa que é superada aqui. Tudo o que é trabalhado pelos professores e pela equipe pedagógica da escola ficam nos alunos. Nós vemos isso”

Além da temática central do Clube, os alunos apresentaram as causas e consequências da degradação e poluição ambiental. Cartazes e rimas marcaram os protestos que pediam maiores cuidados com o meio ambiente. A avó da aluna Isabela Furlei, Vera, conta: “Fiquei encantada, mas a grandiosidade do evento já era esperada. Sempre penso em como seria bom se todas as crianças do nosso país tivessem a oportunidade de ter um ensino de excelência, com pessoas tão capacitadas, tão envolvidas em todo esse processo educativo dos pequenininhos, como o GayLussac faz. A iniciativa é excelente. Mais uma vez a escola está de parabéns!”

Após as apresentações, o lançamento: o 1º ano do Ensino Fundamental se torna autor de sua 1ª obra escrita, “Nós, os autores”. A professora Vanessa Trece explica: “O Clube de Pesquisa os ajudou nos primeiros passos da construção do livro. A ampliação do vocabulário e a criação de frases, proporcionada pelas pesquisas estimulava-os a conhecerem mais assuntos para criarem as suas histórias. No fim, todas essas vivências auxiliam no processo de letramento e alfabetização deles”