Durante a primeira semana de fevereiro, os professores participaram da Reciclagem 2016 e tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Um consenso possível: a unificação do país pela educação”, do jornalista especializado em educação Antonio Gois. A fala do palestrante tinha a proposta refletir sobre os pontos consensuais de melhorias na educação nacional.
Tendo como base o artigo “O consenso possível”, de O GLOBO de 21 de outubro de 2014, o jornalista elencou cinco grandes pontos de concordâncias entre as propostas dos presidenciáveis de então para a um setor tão vital e prioritário como é a educação. De forma moderada e positiva, Antonio Gois sinalizou os caminhos a serem trilhados para a melhoria: a criação de uma Base Curricular Comum, a valorização do professor, a reformulação da formação docente, a flexibilização do Ensino Médio e a ampliação do número de escolas que adotem a integralidade do Ensino.
O palestrante passeou por dados estatísticos nacionais e internacionais e finalizou com uma mensagem de otimismo: “Na década de 1940, 70% das crianças estavam fora da escola. Até 1992, 43% das crianças até 5 anos não cursavam a Educação Infantil. Hoje, esse número se reduziu para 1%. Ou seja, pela primeira vez, temos nas mãos uma geração de crianças frequentando a escola. Precisamos aproveitar essa oportunidade”.
A professora de Produção Textual, Karla Faria, comentou: “Acredito que um dos grandes problemas levantados pela palestra, o que mais me inquieta, é o da formação do professor. O docente não sai da universidade preparado para atuar na sala de aula, já que os cursos privilegiam o aprendizado teórico e deixam de lado a prática”.
Além de levantar questões para profunda reflexão, o jornalista ainda deu uma lição de solidariedade. Todo o dinheiro que receberia como pagamento pela palestra, foi doado para a Escola Municipal Lúcia Maria, em Jurujuba, Niterói.