A natureza cotidiana
19/09/2017

Como diria Laís Fleury, “No nosso imaginário, a natureza se traduz em espaços verdes, mas na verdade deve ser compreendida como espaços ao ar livre. É preciso perceber que na cidade existe sim natureza”. Como forma de estudar Ciências e perceber melhor a natureza que permeia a cidade, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental se envolveu em atividades de observação das plantas.

Os alunos começaram o estudo do Reino Plantae, conteúdo de Ciências, para compreender a diferença entre elas. Observaram algumas delas, cada um em seu cotidiano, para contar aos amigos, além de terem feito um passeio ao jardim do Solar do Jambeiro! Este mês, começa o projeto da Caixa da Natureza, que será construída com elementos da natureza coletados conjuntamente pela turma.

Em seu dia a dia, os alunos foram desafiados a escolher uma árvore para fotografar e descrever, registrando também o seu endereço. A partir daí, discutiram os diferentes tipos de planta escolhidas! O aluno Miguel Costa fotografou uma árvore em seu quintal que foi plantada a partir de uma muda que sua mãe ganhou da escola: “Eu tirei a foto porque as folhas são muito bonitas. Ela pode ter vários nomes, mas eu chamo de árvore ferrugem”.

A aluna Daniela Fonseca, por sua vez, fotografou uma árvore com orquídeas e conta: “Eu escolhi essa árvore no meu condomínio porque lá tem muitas plantas e essa era a que estava mais cheia de orquídeas, que são parte da família Orchidaceae!”. Já a aluna Luana Monteiro conta: “A minha árvore é o pau-brasil! Fotografei ela porque tem uma cor de ferrugem muito bonita e ela tem o nome do nosso país”.