Conviver | Fevereiro 2018
14/03/2018

“Não há como negar a inevitabilidade da impotência humana”, é a frase de destaque da palestra “Como criar seus filhos em tempos de violência”, ministrada pelo psicanalista Cesar Ibrahim, especializado em atendimento à criança e ao adolescente, no Teatro GayLussac, em março. A fala do especialista está dentro do projeto Conviver, que estimula a integração família-escola em torno de temas importantes da educação de crianças e adolescentes. Ibrahim abordou questões de responsabilidade, liberdade e, sobretudo, a necessidade de autonomia e a dificuldade de concedê-la aos jovens em períodos de insegurança, o que acaba pendendo o peão para outro problema: a superproteção.

Para a Psicóloga, Jacqueline Eckstein: “Não há uma receita universal para lidar com a violência. A gente precisa pensar junto sobre isso, sobre quais são os efeitos da violência na vida das famílias, dos jovens e das crianças”. Jose Antônio Junior, Gerente dos Ensinos Fundamental e Médio e representante da Salvaguarda da escola, comenta que a insegurança acaba tornando todos sobressaltados, retirando a liberdade, a autonomia e o poder de decisão dos adolescentes: “A gente não pode deixar de viver em função disso”.

A palestra foi muito bem recebida pelos pais: “Eu fui assistir a palestra apreensiva e querendo saber formas de proteger o meu filho, mas saí de lá compreendendo que não temos que tentar proteger os nossos filhos, mas prepará-los para os desafios que eles vão enfrentar”, comenta Danielle, mãe do aluno Felipe Klein do 8º ano.